26 de abril de 2010

Entrevista: Carla Ribeiro

Quem é Carla Ribeiro?
Médica veterinária de profissão e escritora por paixão, sou fundamentalmente uma pessoa que ama o imaginário. Fascinada pela palavra e pelas inúmeras histórias que com elas se podem contar, sou uma leitora compulsiva. Adoro perder-me no enredo de uma boa história, sentir e viver com as suas personagens. A minha escrita reflecte-me e, como tal, tenho em cada uma das minhas histórias uma parte muito especial daquilo que sou, como um refúgio muito especial. Sou, fundamentalmente, a pessoa que sonha, sorri, chora, sofre e luta com cada uma das personagens que vivem na minha imaginação e, por isso, independente de tudo o resto, sou parte delas e elas são parte de mim.

Como "nasceu" a ideia deste livro "E morreram felizes para sempre"?
Gosto muito do conto, enquanto forma mais sucinta de traçar uma história. Além disso, e sem fugir por completo ao fantástico, que é quase como uma segunda natureza no meu imaginário, queria tentar encontrar-me no mundo real, traçar uma história que reflectisse o lado mais sombrio do mundo em que vivemos. Daí que tenha criado esta série de contos - alguns mais obscuros que outros, todos eles com o elo comum de um sentimento forte - que acabaram por resultar neste livro.

Como foi o percurso até à sua publicação?
Escrevi este livro invulgarmente depressa. Como é um conjunto de histórias mais pequenas, a força da compulsão - aquela vontade de continuar sempre e mais quando a história se aproxima do fim - manifestava-se mais vezes. Depois seguiu-se o processo que julgo ser o habitual, de apresentar o livro à editora e, após resposta positiva e publicação, alguns eventos de divulgação.

Quais as tuas influências?
As minhas influências... Julgo que me deixo contagiar por tudo aquilo que me rodeia, desde as paisagens, às pessoas e até aos meus próprios pesadelos. Mas é inevitável que alguns autores e obras nos marcam de uma forma mais intensa. Para mim, as obras de Edgar Allan Poe e de William Shakespeare foram uma parte muito importante do que me levou a escrever, bem como o fascínio especial de autoras como Anne Bishop e Marion Zimmer Bradley.

Projectos futuros?
Não consigo estar sem um projecto em mente, é difícil estar parada. Por isso, de momento estou em fase de revisão num romance que terminei há pouco tempo e que segue um caminho bastante diferente do meu habitual: continuo na fantasia, e num mundo de características medievais, mas afastei-me quase por completo dos elementos mágicos. Entretanto, tenho um novo romance e uma novela em fase de planeamento e alguns contos em andamento. Isto sem contar com as ideias aleatórias que vão surgindo e que esperam a sua vez...