27 de abril de 2010

Entrevista: Susana Sousa


Quem é Susana Sousa ?
Eu sou algo de muito complexo. Possuo um corpo e uma alma, que são controlados pelo poder da minha mente. A minha mente é aquilo que sou, o meu corpo e a minha alma são aquilo em que me tornei.

Como "nasceu" a ideia deste livro "Sem Ti"?
Este livro não nasceu de uma ideia propriamente dita. Ele simplesmente nasceu... um dia sentei-me e escrevi um poema.
Nessa altura percebi que o facto de escrever me libertava dos medos, das angústias e dos sofrimentos que se abatiam sobre mim.
No fundo, este livro foi uma espécie de enterro de certos acontecimentos e das memórias dolorosas que eles me provocavam.

Como foi o percurso até à sua publicação?
Na altura em que comecei a escrever poesia decidi criar um blog onde a pudesse mostrar a toda a gente. Um dia lembrei-me de o mostrar a uma professora de Português e ela adorou. Assim, perguntou-me se eu não queria tentar escrever um livro de poesia. Aceitei e comecei logo a escrever mais e mais poemas.
Claro que foi uma edição de autor, porque na altura nem me ocorreu mostrar um trabalho a uma editora... foi tudo muito de repente e inocente. Estava no centro de um mundo que não conhecia.

Quais as tuas influências?
Sinceramente, até ao momento em que comecei a escrever poesia não gostava de ler poemas. Acabei por ser a influência de mim própria. Mas é claro que certas correntes literárias me fascinam e acabam por transparecer na minha escrita, tal como o romantismo.

Projectos futuros?
Actualmente, encontro-me a escrever mais um livro de poemas, este mais extenso que o primeiro. Após a obra "Sem Ti" a minha escrita ganhou uma nova forma e uma nova influência. Já não é tão negativa e depressiva, mas continua a ser uma expressão de sentimentos, por vezes, hiperbólica. Penso que com este novo projecto vou tentar contactar com algumas e editoras.
No entanto, para além da poesia, também desejo, no futuro, escrever em prosa... só ainda não sei muito bem o que será. Mas um dia saberei... Ainda sou nova.