27 de abril de 2010

Entrevista: Rafael Loureiro


Quem é Rafael Loureiro?
Sou um jovem nascido em Lisboa em 1980.
Desde cedo comecei a escrever pequenos poemas de amor às paixonetas da infância. É desde esse tempo que conheço o gosto pela escrita. Mas de igual modo, o desporto e o ensino são também gostos que falaram mais alto. Licenciei-me em Desporto em 2004 e desde aí que lecciono Educação Física nas escolas da Amadora. Sou praticante de Karate desde os onze anos e treinador há dez. As artes marciais são na realidade uma forte componente da minha vida.
Quanto a Nocturnus, criei este universo quando descobri a minha paixão pelo gótico na sua vertente romântica. Comecei a escrever Memórias de um Vampiro, primeiro em contos, em 2000, passando pela Ascensão de Arcana em 2008 e terminando com a Redenção em 2010. Em 2007, depois de ter procurado durante anos uma editora, lancei-me em auto-publicação para em 2009 ser descoberto e publicado pela Editorial Presença.
Presentemente, dou aulas de Educação Física, treino e dou treinos de Karate e Musculação.
Sabendo das dificuldades em editar e divulgar em Portugal, criei um projecto chamado Descobrir Novos Autores. Este, conta já com a sua primeira exposição, duas palestras em escolas secundárias e promete mais eventos.

Como "nasceu" a ideia destes livros "Trilogia Nocturnus"?
Desde novo, sempre gostei do universo do terror. Em filmes ou em histórias, adorava os Lobisomens, Vampiros, Fantasmas, Monstros, etc. Na juventude, ao descobrir a paixão pelo gótico e pelo ultra-romantismo descobri também muitos autores, filmes e artistas ligados a este género. Mas sempre que lia ou via estes filmes, sempre pensei para mim mesmo “Falta qualquer coisa em cada um deles.”. No entanto foi com os vampiros que me identifiquei. Talvez pela sua dualidade, pelo romantismo, pela farsa com que tinham de viver... de sobreviver. Sem querer fui criando dentro de mim o Daimon (na altura, apenas DelMoona), um vampiro que bebe de todas estas influencias; um ser amaldiçoado que no entanto provêm de algo divino, um ser dividido constantemente em luta entre o bem e o mal, um ser que busca aquilo que perdeu – a alma, o que o faz mover e no entanto que ama mais do que seria permitido, um ser que quer reger-se por um código de honra superior a ele. E deste modo comecei a escrever contos soltos acerca de DelMoona em 2000 sendo que os compilei num livro e no final de 2004 tinha Memórias de um Vampiro acabado.

Como foi o percurso até à sua publicação?
Depois de ter Memórias de um Vampiro escrito, em 2005 começo a enviar copias para dezenas de editoras. Mesmo sabendo que as tendências literárias do fantástico seriam para universos como Harry Potter e Senhor dos Anéis, mantinha uma expectativa alta. Mas claro que nenhuma editora apostou em Nocturnus e num novo autor.
Foi então que decidi, em 2007 investir numa edição de autor. Fui vendendo estes livros aos poucos e deixando em algumas lojas. Estes tiveram tão boa aceitação quem em no espaço de um ano a 1.ª Edição esgotou. Em 2008 fiz a 2.ª Edição e arrisquei editar também o Tomo II – Ascensão de Arcana. Vi-me no entanto reduzido a poucos locais de venda e tentei contactar com as grandes livrarias como a Fnac, Bertrand, etc... e para meu desespero, todas me disseram que só trabalhavam com distribuidoras ou editoras. Tentei então falar com várias distribuidoras que por sua vez me comunicaram que apenas trabalhavam com editoras, estas que por sua vez “tinham a agenda editorial preenchida”. Então como é que um novo autor entra neste ciclo fechado? Assim se passou o ano de 2008 e início de 2009, a vender os livros da mesma forma e também através da internet, mais lentamente agora pois os espaços para venda eram poucos. Passei horas e horas em blogs, fóruns, etc. a publicitar os livros até que, este fenómeno acerca do universo do vampiro chegou a Portugal! Voltei a enviar emails para algumas editoras numa derradeira tentativa de publicação e foi quando em Abril de 2009 veio a resposta afirmativa da Editorial Presença. Actualmente está já no mercado a 4.ª Edição de Memórias de um Vampiro e a 2.ª Edição de Ascensão de Arcana.

Quais as tuas influências?
São tantas e tão variadas...
Dos livros, posso dizer que o livro que me acompanha sempre e está sempre na minha mesinha de cabeceira é o Bushido – O Código do Samurai de Daidoji Yuzan. Outros, posso enumerar Entrevista com o Vampiro da Anne Rice, Drácula de Bram Stoker, Eu sou a Lenda de Richard Matheson, A Saga do Rei Dragão de Stephen Lawhead, etc. Da poesia releio regularmente os poemas de José Régio, Edgar Allan Poe e Soares de Passos. De jogos posso dizer-te Vampire: The Masquerade da Whitewolf. Mas, quase a totalidade das minhas influencias são mesmo das minhas experiências e os meus sentimentos perante elas. No meu caso, Daimon DelMoona tem as minhas paixões, os meus demónios e o meu código de conduta. É tudo aquilo que no dia-a-dia não encontro espaço para ser. Assim, a minha principal fonte de inspiração acaba por ser o meu dia-a-dia, com as minhas batalhas, os meus desgostos e vitórias. Depois é só descrevê-las na realidade de Nocturnus.

Projectos futuros?
Para já, será editar o Tomo III da Trilogia Nocturnus. Não penso ainda a longo prazo pois estou a focar as minhas energias na revisão do Tomo III, mas existe a ideia para um 4.º livro. Não posso ainda revelar muito porque ainda não sei o irei concretizar mas, se assim for, posso adiantar que será como um apêndice da trilogia, uma visão mais aprofundada das histórias das personagens principais.