6 de junho de 2011

Autores do 2º Ciclo

António Bonifácio
Obra
As moscas não gostam de Ginger Ale


Sinopse
Neste livro, em oito contos, pode sentir-se, desde a vida (e a morte) num estaleiro naval, à "odisseia" de um jogo de futebol do tipo "solteiros e casados", o trabalhar numa locomotiva da época do carvão, até às aventuras e desventuras de uma criança e a sua escola, assim como o "sonhar acordado" do Jonas e a descoberta final. Há ainda uma pequena abordagem ao que restou de uma guerra e, ainda, o relembrar de dois personagens, meio verdade, meio ficção, que existem por todo o país e que eu vi e imaginei na minha terra adoptiva.

Catarina Coelho
Obra
John Lennon nunca morreu e outros contos fantásticos


Sinopse
Este livro apresenta sete contos que conjugam fantasia, magia, sobrenatural e improvável. Entrando directamente na mente e nas emoções das personagens, cada história procura ser, ao mesmo tempo, visão imaginária e reflexo de sentimentos.

Diana Sousa
Obra
Saga de Alamar - Início


Sinopse
Um mundo em que o auge da sua civilização já há muito passou, e tudo o que desses tempos dourados resta são lendas e manuscritos espalhados ou perdidos.
A herança que restou dessa altura foi a magia e a tecnologia, que têm vindo a ser usadas até ao extremo… até quase se esgotarem. Cada pessoa batalhava por mais magia, mais poder. Duas nações acabaram por se formar, acabando com a paz que antes fora tão arduamente conseguida. Até que o próprio planeta se vira contra a população, farto de tanto ódio e corrupção. Recorrendo a magia intemporal, os campos começam a ficar desertificados, a magia ganha vida em forma de criaturas negras, tornando a maior parte do continente inabitável. A nação teme pelas suas vidas, prevendo o fim da sua era.

Frederico Duarte
Obra
Avatar - Destino do Universo


Sinopse
No lugar onde vida e morte se fundem; onde a Terra deixou raízes e granjeou sementes; onde a magia dita a realidade; onde a matéria se prolonga no plano espiritual; onde o equilíbrio nasce da instabilidade dos quatro elementos da Natureza; onde criaturas fabulosas, espécies híbridas e seres humanos se digladiam pelo domínio supremo; onde um Avatar fará a diferença... O universo conhecerá o seu fatal destino.

Júlia Durand
Obra
Segredos do Sub-Mundo


Sinopse
O poder da música é infinito. Artemise, uma jovem de 14 anos, entra num mundo paralelo através de um clarinete e de uma pena. Rapidamente encontra a sua personagem espelho e uma amiga que conhecera muito tempo atrás, Mis. Juntas, partem para uma jornada de exploração do Sub-Mundo, à procura da irmã de Mis, Luna, uma rapariga que fora a sua melhor companheira e que desaparecera misteriosamente. Nessa aventura Artemise vai aprendendo a cultura do Sub-Mundo, mas também se depara com obstáculos difíceis de superar.

Raquel Neves
Obra
Olhar Mortal


Sinopse
A notícia chegou duas semanas depois de Aryana ter saído de casa: o pai fora alvejado e falecera. Não era algo que ela não tivesse previsto. Mas tê-lo avisado não diminuía a dor. O problema era: ela não podia salvá-lo, tal como não podia salvar a mulher que a atropelou no dia do funeral. Mas contara-lhe. E a única coisa que conseguiu foi um estranho à sua porta perguntando-lhe como é que a mãe sabia que ia morrer...
Ele: “Ela conheceu a minha mãe dias antes dela falecer. Era uma operação simples, e no entanto ela deixou-me uma carta de despedida, com a morada dela. Eu podia ler no seu olhar profundo que escondia um segredo tão terrível que obscurecia a sua alma. Mas não sabia como encontrar a chave do seu coração para abrir a porta da sua vida.”
Ela: “Eu vejo quem morre. Vi o meu pai e, contudo, não o pude impedir. O seu funeral foi no dia em que a conheci. Ela também estava marcada. Eu tentei, mas perdi. E então veio ele, brincar com a morte. Apaixonar-se por ela. E ela por ele. Não podia compreender que nestes olhos negros jaz mais do que mistério, mas a verdade do seu destino condenado.”